Nas redes Sociais

A Semana

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) em parceria  com universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, e instituições privadas.

O tema escolhido da décima terceira edição da SNCT é ”Ciência Alimentando o Brasil”, que ocorrerá neste ano, de 17 a 23 de outubro.  A escolha baseou-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL).

A SNCT será uma oportunidade para que a história da alimentação seja relembrada, bem como a ciência e tecnologia aplicadas à agricultura e à criação de animais, que permitem que, hoje, haja alimentos suficientes para mais de 7 bilhões de pessoas existentes no planeta. No leque de informações, a SNCT trará o Brasil como uma das maiores potências agrícolas como por exemplo a agricultura familiar. No entanto, a fome ainda é problema gravíssimo em escala mundial e será também discutida.

A expectativa é que este ano a SNCT seja realizada em 1079 municípios brasileiros, com participação de 2600 instituições e realização de 147 mil atividades.

Objetivo

O objetivo da SNCT é aproximar a população da ciência e da tecnologia em eventos que congregam centenas de instituições. Além disso, realizar atividades de divulgação científica em todo o país, com linguagem acessível à população e por meios inovadores para estimular a curiosidade e motivar a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema escolhido.

Público-alvo

Qualquer pessoa interessada em ciência e tecnologia.